A Prefeitura, por meio da Fundação Indaialense de Cultura, promoveu de 16 a 22 de março a Semana Municipal do Artesanato 2019 – Incentivando a Economia Criativa. As atividades realizadas tiveram como foco a instrução e a orientação do artesão e manualista no intuito de multiplicar saberes, proporcionando momentos de transformação e novas perspectivas.
A programação contou com feira para venda de produtos, cine palestra, exibição de documentário sobre artesanato, bate-papo de artesão com Rosa Paul, da FIC, e palestras: “Artesanato como produto turístico” com as turismólogas, Tatiana Viana Mota e Telma Fusinato, “Formalização para começar bem” com Altair Simão, da Sala do Empreendedor, e “Uma conversa sobre Tingimentos Naturais” com a fotógrafa e artesã, Marion Rupp.
O público que se fez presente ao longo da semana pôde evidenciar questões ligadas ao segmento artesanal e suas variações e a valorização da arte do fazer a mão, dos costumes, das raízes culturais e das matérias-primas diversas na geração de emprego e renda, com impactos expressivos na inclusão social e desenvolvimento regional.
O ciclo de atividades fez parte do conjunto de ações desenvolvidas para fomentar a economia criativa no município, indo ao encontro do que está estabelecido na Lei nº 5.519/2018, de autoria do vereador José Klock, que instituiu no Calendário Oficial do Município de Indaial a ‘Semana Municipal do Artesanato’ como forma de incentivar o desenvolvimento humano, a profissionalização do artesão e a composição da identidade cultural do artesanato na cidade.
Fonte: Imprensa de Indaial
Sugestão de pauta