A quarta-feira, 20 de março, foi movimentada na Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostins, em Gaspar, com a realização de um café com contação de histórias. O evento, realizado tanto no período matutino quanto no vespertino, foi promovido para comemorar os 44 anos de atividades do espaço no município – a biblioteca foi inaugurada no dia 18 de março de 1975. Cerca de 400 crianças participaram das comemorações.
“São 44 anos oportunizando acesso à informação e cultura para a nossa cidade. Evoluímos muito durante os anos, o que mostra a importância da biblioteca para o município. No mês de março oficializamos a compra do antigo prédio do BESC que agora se tornará a Biblioteca, assim como o Arquivo Histórico e o Departamento de Cultura. Nosso governo investe e prioriza o acesso a cultura e informação”, ressalta a diretora de Cultura de Gaspar, Neida Beduschi. Ela também lembra que além do espaço físico, a Biblioteca realiza trabalhos sociais como programas de atendimento à comunidade, disponibilização de livros nas Unidades de Saúde, entre outros. “Também estamos realizando uma atualização do acervo, incluindo lançamentos. Nosso trabalho é manter a biblioteca viva no município, sempre aproximando a instituição da comunidade”, diz.
Além da comemoração, a Biblioteca oficializou hoje a doação de 3 mil livros, que foram adquiridos pela instituição, para as bibliotecas das escolas municipais.
A Biblioteca
A biblioteca foi criada em 1953, na administração do prefeito Júlio Schramm, mas iniciou efetivamente seus trabalhos junto à comunidade a partir de 18 de março de 1975, na gestão do prefeito Osvaldo Schneider. O acervo possui mais de 48 mil livros, gibis, revistas e outros impressos à disposição dos usuários. A biblioteca dispõe ainda da “Bebeteca”, um espaço destinado à primeira infância (até três anos), onde a sensibilização para leitura é importante para a formação de leitores competentes nas fases posteriores. Obras em braile também estão à disposição no espaço. Para se associar à Biblioteca são necessários comprovante de residência, documento de identidade ou certidão de nascimento e pagamento da contribuição anual.
Serviços oferecidos
Além do empréstimo de livros, a biblioteca também realiza pesquisa orientada por meio do acervo geral de referências, periódicos, multimeios, folhetos, mapoteca, eletrônico e internet. Além disso também é possível receber orientação bibliográfica e de metodologia científica. A instituição também realiza fotocopias e tem acesso livre a internet.
Fonte: Jornal Metas | Foto: Divulgação
Sugestão de pauta