Um vazamento de óleo de uma das caldeiras da empresa Luli Malhas, no bairro Salto do Norte, movimentou equipes do Corpo de Bombeiros no fim da tarde de quarta-feira, 6 de março, em Blumenau. De acordo com os bombeiros, não houve chamas.
Os proprietários relataram às equipes de emergência que houve uma oscilação de energia no momento em que funcionários mexiam nas válvulas de óleo das caldeiras. Ninguém ficou ferido. De acordo com os bombeiros, não foi possível apurar a quantidade de óleo que vazou, pois o fluído estava no sistema utilizado por toda a empresa.
Segundo o engenheiro de segurança da fábrica, o fluído fica aquecido em uma temperatura de cerca de 180 ºC e quando entra em contato com o oxigênio causa uma grande quantidade de fumaça, o que chamou a atenção de pedestres e motoristas que passavam pelo local no momento da ocorrência.
A Faema e a Defesa Civil de Blumenau foram acionadas para avaliar o local. Em nota, a empresa confirma que não houve incêndio e que ninguém ficou ferido. Ainda explica os motivos que causaram o vazamento.
Confira na íntegra a nota divulgada:
“Em função das trovoadas na região, tivemos queda de energia elétrica, por causa dessas quedas, as bombas e tubulações trepidaram fazendo com que houvesse o vazamento em uma das redes do fluido térmico do aquecedor de fluido térmico. Esse líquido aquecido e em contato com a chuva e temperatura ambiente, fez com que emanasse a fumaça”
Veja a foto do equipamento que teria apresentado problemas, de acordo com os bombeiros:
Fonte: nsc | Foto: Patrick Rodrigues
Sugestão de pauta