Nesta quarta-feira, dia 6 de março, o 10º Batalhão de Polícia Militar de Blumenau completa 32 anos de fundação.
Em sua história, a Polícia Militar atua em Blumenau desde o período colonial.
Em 1848 havia oito soldados instalados no Belchior, hoje pertencente ao município de Gaspar.
Com o crescimento da população o primeiro delegado foi designado em 1875, Tenente Pedro Félix Gomes, com mais 10 soldados que trabalhavam no Vale do Itajaí.
Em 1968 foi instalado o serviço de rádio patrulha na cidade, transformado em um pelotão subordinado a 4ª Cia do 1º Batalhão de Itajaí.
O 1º Batalhão instalou uma sede em Blumenau no ano de 1981, fixando-se definitivamente em 1982 no prédio na rua Almirante Tamandaré, nº 1501, endereço do atual batalhão.
O então 10º Batalhão de Polícia Militar de Blumenau foi criado no dua 6 de março de 1987, tendo como área de atuação 12 municípios.
Nos anos 90 a cidade contou com a criação do 6º Pelotão de Polícia Militar Feminino, a implementação da Central de Operações da PM (hoje denominada Central Regional de Emergências), o grupo de polícia e proteção ambiental, o grupo de ações táticas e a implementação do Proerd.
Em 2017 o Batalhão passou por uma reestruturação funcional, sendo definido o município de Blumenau como área exclusiva de atuação, com o patrulhamento tático composto por equipes do PPT, Rocam e Canil, além do policiamento ordinário, composta pelas equipes de rádiopatrulha, bike patrulha, trânsito e pós crime.
Além desse seguimentos a PM conta com o policiamento eminente preventivo como o Proerd, a Rede Catarina de Proteção à Mulher e Polícia Comunitária.
Atualmente o 10º BPM possui um efetivo com cerca de 250 policiais e é comandado pelo Tenente Coronel Jefferson Schmidt.
Fonte: Jornal de Blumenau | Foto: Giovanni Silva
Sugestão de pauta