Na última reunião entre governadores em Brasília, Carlos Moisés da Silva (PSL) ouviu de Wilson Witzel (PSC), governador do Rio de Janeiro, sobre o projeto carioca de construir um presídio vertical em Bangu.
Moisés então gostou da ideia e pediu ao secretário de Justiça e Cidadania, Leandro Lima, que se aprofunde na proposta para analisar a viabilidade de implantá-lo em Santa Catarina.
Nas próximas semanas Lima se reunirá com o secretário do RJ para entender o modelo. No Brasil não há uma unidade prisional vertical. Nos Estados Unidos, o Centro de Detenção Federal de Miami se utiliza do modelo.
13,4
presos entraram no sistema prisional catarinense por dia em janeiro. Os números de fevereiro, que ainda não foram fechado, devem seguir essa tendência. Segundo a secretaria de Justiça e Cidadania, houve dias em que foram 19 entradas no saldo entre prisões e liberações.
Invertido
E plena segunda-feira, 4 de março, de Carnaval, a SC-405, rumo ao Sul da Ilha, estava com duas das três pistas liberadas em direção ao Centro e só uma para as praias. Resultado? Muita fila.
Falta entendimento
Em entrevista à rádio CBN Diário, a prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, disse ser contrária à proposta do Deter de instalar o ponto do transporte marítimo na região da Ponta de Baixo. Segundo ela, o ideal seria colocar a base na Beira-Mar da cidade.
Fúlvio Rosar Neto, presidente do órgão, diz que a prefeita sabe do projeto e que serão instalados mais pontos de embarque além do planejado na Ponta de Baixo.
Fonte: nsc/Por Ânderson Silva
Sugestão de pauta