R$1.864.000,00. Esse é o valor total que a Prefeitura de Gaspar pagou para adquirir do prédio que sediou o antigo Banco do Estado de Santa Catarina, o Besc, no Centro de Gaspar. O preço, que corresponde ao lance mínimo de leilão, foi parcelado em duas prestações. Os primeiros 5% foram pagos em dezembro de 2018, como forma de garantir a compra. Nesta semana, a administração quitou o restante.
De acordo com o secretário da Fazenda e Gestão Administrativa de Gaspar, Felipe Juliano Braz, os trâmites para a aquisição são dividido por fases. “Inicialmente, a prefeitura teve que demonstrar interesse na compra e registrar o pedido à instituição que cuida desses patrimônios. Como órgão público, tivemos prioridade. Então, a ideia foi levada à Câmara de Vereadores e aprovada por unanimidade. Com a sanção do prefeito, pudemos realizar os pagamentos”.
Outro ponto levantado pelo secretário diz respeito à estrutura física do prédio. “O terreno tem 1.225 metros quadrados. E existe 558 metros de área construída. A construção é ótima, ampla e vamos poder aproveitar muita coisa. As reformas vão começar após um mês do pagamento final e conclusão da compra”, explica o secretário.
A compra vai beneficiar muitos gasparenses. Isso porque a utilização do prédio está sendo planejada com o objetivo de abraçar demandas importantes da cidade e diminuir gastos com aluguéis. Segundo o chefe de gabinete Pedro Bornhausen, serão remanejados para o novo espaço a Biblioteca Municipal Dom Daniel Hostin, o Arquivo Histórico de Gaspar e, quem sabe, a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“O terreno tem 1.225 metros quadrados. E existe 558 metros de área construída. A construção é ótima, ampla e vamos poder aproveitar muita coisa. As reformas vão começar após um mês do pagamento final e conclusão da compra” – Felipe Juliano Braz, secretário da Fazenda e Gestão Administrativa.
Fonte: Cruzeiro do Vale
Sugestão de pauta