Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Horário de Verão: Relógios devem ser atrasados em uma hora a partir da 0h de domingo, dia 17

Horário de Verão: Relógios devem ser atrasados em uma hora a partir da 0h de domingo, dia 17

Para os fãs do horário de verão, esta é a última semana para aproveitar aquela hora a mais de sol. No próximo domingo, 17 de fevereiro, à 0h, os relógios devem ser atrasados em uma hora nos 10 Estados nos quais a mudança é realizada, além do Distrito Federal.

Esta última edição do horário de verão foi marcada pela mudança do início de sua vigência para o primeiro domingo de novembro, definida em um decreto presidencial assinado por Michel Temer em dezembro de 2017.

Continua depois da publicidade

Misturebas - A informação ao seu alcance!

Com isso, em vez de começar no terceiro domingo de outubro, como anos anteriores, a alteração passou a vigorar em 4 de novembro.

A mudança tinha sido um pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Então à frente do TSE, o ministro Gilmar Mendes argumentou que a vigência do horário de verão em meio ao período eleitoral poderia agravar os problemas relativos à existência de diferentes fusos horários eleitorais no país, podendo confundir os votantes e aumentar a abstenção.

Continua depois da publicidade

Misturebas - Anúncio

Depois disso, ainda houve um novo pedido de reconsideração da data, desta vez partindo do Ministério da Educação (MEC), pois o adiantamento dos relógios ocorreria no mesmo dia em que seria aplicada a primeira etapa de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018.

Inicialmente, o governo acenou que estava sensibilizado pelo pedido e que a troca seria feita. No entanto, um novo decreto que faria a alteração para 18 de novembro não foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) e, por isso, a a Casa Civil da Presidência afirmou que não seria possível atender à demanda do MEC.

Os Estados em que os relógios precisarão ser atrasados em uma hora à 0h de domingo, além do Distrito Federal, são os 10 abaixo:

  • – Rio Grande do Sul
  • – Espírito Santo
  • – Goiás
  • – Mato Grosso
  • – Mato Grosso do Sul
  • – Minas Gerais
  • – Paraná
  • – Rio de Janeiro
  • – Santa Catarina
  • – São Paulo

A mudança via decreto ocorreu depois de um processo em que o governo discutiu até mesmo extinguir o horário de verão, a partir de dados do Ministério de Minas e Energia que apontavam uma efetividade decrescente da medida para economizar eletricidade.

Ao longo do tempo, Estados que participavam, como a Bahia, decidiram ficar de fora do horário de verão – o sistema é eficaz apenas em regiões mais distantes da linha do Equador.

 

Fonte: Texto Notícias | Foto: Ilustrativa
Compartilhe nas suas redes sociais


Redação Misturebas

Seja o repórter e nos envie fotos e dados!
WhatsApp Chat: http://abre.ai/grupomisturebas
Instagram: instagram.com/portalmisturebas
Telegram: https://t.me/misturebas

Portal Misturebas – A informação ao seu alcance | 13 anos ®️


Sugestão de pauta


Mais notícias
Atendimento