– A comunidade precisa entender que a prioridade entre os modais para o poder público deve ser para o transporte coletivo. Além do mais, os motoristas poderão em breve usar as pistas duplicadas da República Argentina, que está em fase final de obras, como rota.
A afirmação é do diretor de Obras Conveniadas da prefeitura de Blumenau, Gustavo de Oliveira, ao defender as mudanças na Rua Itajaí, no bairro Vorstadt, anunciadas no último dia 29. Ao todo, 55 vagas de estacionamento para carros e mais 30 para motos serão extintas. A administração municipal defende a medida em virtude dos benefícios para os ônibus.
Segundo o Seterb, em horários de pico, as filas da Rua Itajaí implicam em um atraso médio de 20 minutos nas viagens efetuadas pelo transporte coletivo. Cerca de 100 viagens por dia são realizadas na via entre segunda e sexta-feira, nas três linhas municipais e mais o ônibus intermunicipal, envolvendo mais de 2,5 mil passageiros.
Atualmente, a obra de implantação do corredor de ônibus está na etapa de sinalização horizontal e vertical, que deve se estender ao longo do mês de fevereiro. O projeto completo envolve ainda passeios do início da Rua Itajaí até o Complexo Esportivo do Sesi, ciclovia e revitalização de duas praças, etapas já concluídas.
Entretanto, o corredor de ônibus está sendo implementado entre as ruas Pedro Krauss Sênior e XV de Novembro, ligando as regiões Leste e Sul do município. O investimento é de R$ 1.13 milhão, recursos financiados pela prefeitura de Blumenau junto à Caixa Econômica Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2.
Fonte: nsc | Foto: Prefeitura de Blumenau
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