O boletim semanal de indicadores de segurança pública divulgado pelo Estado nesta segunda-feira aponta menos casos de assaltos, furtos e homicídios neste mês de janeiro em relação ao mesmo período do ano passado.
As estatísticas indicam queda de 40% nos assaltos e de 29% nos furtos. Homicídios tiveram redução de 10% nas cidades catarinenses. Três municípios aparecem como exceções no levantamento: Criciúma teve quatro mortes a mais este ano, enquanto Balneário Camboriú e Concórdia registraram aumento de dois assassinatos.
Apesar da onda recente de violência em Joinville, que motivou operações de resposta à criminalidade, a maior cidade do Estado tem quadro positivo no balanço: são 8 homicídios registrados este ano contra 12 no mesmo período do ano passado (feminicídios são contabilizados em quadro separado).
Os dados da segurança também apontam maior letalidade nas ocorrências de confronto com a Polícia Militar: são 11 mortes no último período contra 6 mortes em janeiro do ano passado, o que representa um aumento de 83%.
Fonte: nsc | Foto: Carlos Júnior
Sugestão de pauta