O céu escureceu, as trovoadas começaram, os raios caíram. Era o aviso de que a chuva se aproximava em Blumenau. O temporal começou por volta das 20h20min, de forma pontual em algumas regiões.
Segundo o AlertaBlu, na medição das 20h30min, a região mais afetada pela chuva foi o bairro Velha Central, com 27,4 milímetros somente nesse início da noite. Na Velha Grande são 15,6 mm/h. A estação pluviométrica do Jordão é a terceira com maior registro de chuva: 7,4 mm/h.
A Defesa Civil alerta à comunidade sobre os procedimentos que devem ser tomados para se prevenir de enxurradas, além de minimizar também possíveis acidentes.
As orientações priorizam a escolha de um local adequado para depositar o lixo ou entulho e evitar contato com a água da enxurrada.
Às 21h44min, o site da Celesc apontavam 493 imóveis sem luz em Blumenau. Desses, 403 na Vila Itoupava e 86 na itoupava Central.
Orientações:
- – Evitar construir em encostas muito íngremes e próximas a ribeirões e rios.
- – Não jogar lixo ou entulho em locais impróprios.
- – Não obstruir a passagem da água pluvial (chuva).
- – Fazer periodicamente a limpeza das calhas e ralos.
- – Não fazer cortes ou terraplanagem em encostas sem licença da Prefeitura. Isto pode contribuir para a instabilidade do terreno.
- – Ficar atento ao nível dos rios e ribeirões perto de casa. Se estiver subindo, reunir a família e se dirigir para um local seguro.
- – Evitar o contato com a água da enxurrada, alagamento e inundação. Isso serve para evitar ser arrastado, levar um choque elétrico ou adquirir doenças.
- – Nunca dirigir em áreas inundadas. Se possível, estacionar em local elevado e esperar a água baixar.
- – Acompanhar os boletins meteorológicos pelo site do AlertaBlu, além das informações dos veículos de imprensa.
Fonte: nsc | Foto: Adriano Lins
Sugestão de pauta